segunda-feira, 20 de junho de 2011

ROLÂNDIA - COMEMORAÇÃO DE 103 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA

Crédito: Divulgação

Credito:  Divulgação Rolandenses comemoram 103 anos de  Imigração Japonesa.  Sábado (18) foi um dia de celebração para a Comunidade Nipônica em Rolândia: a data marca os 103 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento solene, seguido de festividades, foi realizado no Museu Japonês e contou com a presença do Consul do Japão, Noburu Yamaguchi e da Consulesa Yuko, do Prefeito de Rolândia Johnny Lehmann, do Deputado Federal Luiz Nishimori e do deputado Estadual Teruo Kato e sua esposa Jeanne, além da representante do Deputado Federal Hidezaku Takayama.
O Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER) Jorge Kensi e o membro do Conselho Deliberativo, o pioneiro Shiniti Numata, de 92 anos também prestigiaram a comemoração.

DEBATE NA PREFEITURA DE ROLÂNDIA PARA ANALISAR INDÚSTRIA DE CHUMBO

99% DO POVO É CONTRA
Estive presente na reunião na prefeitura com agricultores da região  (Gleba Bandeirantes)  e alguns ambientalistas e percebi que só o prefeito e Jairo Mello estão animados com esta indústria de chumbo.
Os demais (e eu tbm) acreditamos que esta industria que ninguém quis até agora não é boa para nós. "Mutatis mutantis" vem a ser quase uma usina atômica. Quando acontece vazamentos tem que acionar o alarme e sair todo mundo correndo (e o risco existe). Ninguém pode garantir 100% que não haverá vazamentos na terra, rios e atmosfera.
Só porque a prefeitura escolheu aquela área para alocar industrias poluidoras não quer dizer que temos  que aceitar mais esta. A população da imediações já sofre bastante com as duas atuais que vira e mexe lança um odor nauseabundo na atmosfera que ninguém suporta.
Há ainda a comentar a depreciação dos sítios e fazendas. Quem em sã conciência vai querer comprar uma propriedade onde existe um curtume, uma graxaria e uma industria de chumbo? O prefeito e os vereadores morariam lá? Eu não moraria e não compraria propriedade em tal lugar.
Se eu fosse uma autoridade eu colocaria industrias com este potencial poluidor em locais distantes de rios e população. Ex. caatingas do nordeste do Brasil ou algumas regiões de cerrados. Rolândia e toda a região norte do Paraná é um lugar muito rico, com solos formidáveis, abundancia de  águas e com uma grande população. Não podemos correr este risco.
É claro que quem está ganhando para apresentar os projetos garante que não haverá problemas ambientais e à saude humana, do animais e peixes. Agora eu digo que tenho o direito de não acreditar. É só acompanhar as dezenas de contaminações ocorridas em outras regiões do Brasil.
Como o risco sempre existe, se eu fosse prefeito ou vereador eu diria: EM ROLÂNDIA NÃO!...
OBS.: Após este debate a empresa adquiriu uma área na região do km. 7.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA - PR.